Programa eleitoral

autárquicas 2025

Síntese   do   Compromisso  eleitoral

PSD de Ponte de Lima - autárquicas 2025

AS NOSSAS PRIORIDADES:

1. Servir as pessoas – com seriedade, proximidade e transparência. - prazo: diariamente.
2. Proteger a floresta – cuidar do nosso património natural - prazo máximo: um ano.
3. Melhorar a recolha do lixo – mais limpeza, mais qualidade de vida e implementação da recolha seletiva do lixo porta a porta - prazo máximo: dois anos.

4. Refeições gratuitas nas escolas para todos e oferta dos cadernos de fichas escolares para todos os alunos do ensino básico - a partir do próximo ano letivo.

5. PDM – garantir a revisão do PDM e assegurar o aumento das áreas urbanizáveis nas freguesias, sem afetar o património natural e ecológico - prazo máximo: um ano

6. Saneamento básico – investir na sua implementação nas freguesias onde não existe, de modo a atingir uma cobertura de 75%. Desta forma, o seu território ficará mais valorizado - prazo: mandato de quatro anos.

7. Transparência nos processos e cumprir as 20 medidas anunciadas para os primeiros 20 dias de mandato - prazo: 12 de outubro a 12 de novembro de 2025.

8. Depois temos necessidade de Mais Habitação, Mais Economia, Mais Mobilidade, Mais Agricultura, Mais Turismo e Mais Cultura e Identidade.

8.1. Mais Habitação:

Hoje sentimos, como nunca, um problema com a habitação e os problemas continuam por resolver.

  • Temos que garantir a construção a custos controlados e temos que garantir o acompanhamento para pequenas reparações;
  • Temos que incentivar à participação da população na escolha e tomadas de decisão sobre planeamento urbano, habitação e de equipamentos públicos.
  • Além da habitação privada, que está a ser prejudicada pela ausência da aprovação do PDM, há a habitação cooperativa e pública. E este também é o caminho alternativo. A habitação cooperativa, com a cedência de terrenos municipais, não se tem feito e a construção pública ou municipal também não é uma prática corrente, mas permitirá uma construção a custos controlados e a um regime de renda apoiada.

8.2. Mais Economia:

É fundamental promover uma economia em que todos possam competir.

  • Temos que apostar em captação de investimento (empresas tecnológicas, agro-indústria).
  • Vamos reduzir a burocracia camarária que trava negócios.
  • Vamos reduzir a taxa de IMI para o mínimo legal possível e isentar a derrama para a s empresas.
  • Cheque de natalidade no valor de 500 euros.

8.3. Mais Mobilidade

Um problema explícito no diagnóstico social apresentado pelo município, em junho de 2024:

  • Temos que garantir transportes públicos e escolares com princípios ecológicos;
  • Vamos garantir transportes gratuitos até aos 23 anos e a partir dos 65;
  • Vamos implementar uma rede de transportes eficiente no concelho de Ponte de Lima, com uma rede regular de miniautocarros elétricos entre o centro de Ponte de Lima e as freguesias periféricas de maior densidade populacional (Arcozelo, Correlhã, Feitosa e Ribeira);
  • Vamos incluir nos parques de estacionamento um sistema de sensores para a gestão de lugares disponíveis e a informação de outros parques disponíveis em Ponte de Lima.

8.4. Mais Agricultura

Nos últimos anos, fruto da inoperância e da falta de apoio do município, a nossa ruralidade é sinónimo de abandono. Abandono das pessoas que levou ao abandono da agricultura.

  • melhorar os acessos aos terrenos agrícolas, para valorizar a agricultura nas terras férteis;
  • requalificar e dinamizar o Mercado Municipal (no seu espaço original), como espaço de venda direta de forma organizada e apelativa;
  • criar a marca "Produzido em Ponte de Lima" para promover os produtos agrícolas e artesanais do concelho, certificando os produtos típicos, estabelecendo parcerias com restaurantes, alojamentos e espaços turísticos para promover o consumo de produtos locais;
  • criar um Museu vivo das tradições Limianas, com a recriação de ambientes agrícolas como forma de publicitação da nossa ruralidade, promovendo a vida no campo
  • potenciar o Vinho Verde como uma das imagens de marca de Ponte de Lima, incluindo-o como bandeira nas Feiras Novas e nas romarias das mais diversas freguesias de Ponte de Lima, em articulação com a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e demais produtores;

8.5. Mais Turismo

O turismo, com a construção de uma oferta turística diversificada e descentralizada, é, sem dúvida, uma solução para o crescimento económico. Temos uma paisagem única. Somos um Oásis de fertilidade.

  • Temos que elaborar um roteiro turístico do concelho, com referência aos pontos de interesse das mais diversas freguesias e, simultaneamente, criar uma aplicação e transportes para conduzir os turistas às romarias das freguesias.
  • Temos que criar praias fluviais nas freguesias. Não há um equipamento veraneio no concelho!...
  • Temos que tornar o concelho um destino de referência. Para o efeito, urge: criar uma identidade turística (enoturismo, gastronomia, rio e floresta; folclore e ruralidade); levar o turismo rural às freguesias, com o intuito de aumentar a estadia média no turismo residencial e com uma aposta forte nos produtos endógenos.

8.6 Mais Cultura e Identidade

A política do município nesta área deve pautar-se por uma atitude de proatividade e defesa conscienciosados interesses da comunidade, mobilizando os saberes de pessoas qualificadas de entre o mundo académico, o movimento associativo e a sociedade civil em geral.

  • Apostar na Campanha "Sou de Ponte de Lima" mostrando o orgulho local e as histórias de jovens empreendedores ou criativos; com um evento anual dedicado ao Talento Limiano - "Essência Limiana" e um Forum de Estudos Limianos - "Raízes do Saber - Território e Memória"
  • Valorizar a Feira do Cavalo e os eventos culturais, mas com maior transparência de custos e com a realização de um trabalho de avaliação de retorno económico às empresas;
  • Defender a descentralização cultural para as freguesias.

"A nossa cultura não é só em julho. É todos os dias, em todas as freguesias."

"Não basta ter festas bonitas para fotografia. É preciso que a cultura chegue a todos, não só ao centro."


Mensagem final:

Ponte de Lima precisa de futuro. E esse futuro começa no dia das eleições, com a coragem dos limianos em escolher a mudança. Sem medos! Essa mudança é o PSD.

O CDS gere a Câmara Municipal há 50 anos!. Agora peço quatro ao PSD para mostrar que Ponte de Lima pode ser mais, pode ser melhor e pode ser de todos.

Eu estou disponível, tal como sou, para servir, procurando sempre o consenso e colocando o interesse público em primeiro lugar.

Acredito que juntos, podemos construir um novo tempo para todo o concelho de Ponte de Lima. Somos Ponte de Lima.


A NOSSA MISSÃO

Honrar os que nos antecederam no PSD e construir um futuro melhor para todos.


CONTAMOS CONSIGO!

Vote PSD


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora